A Ideia
- Norton Moreira

- 17 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
Bem-vindo Aspirante a Empreendedor de Carteirinha, agora mãos à obra para detalhar a ideia e fazer acontecer.

Sua primeira missão será desenhar a proposta de valor da empresa e avaliar a viabilidade de colocá-la de pé. Sim, você vai fazer pelo menos um “Powerpoint” explicando a ideia, descrevendo cada parte, da dor que você identificou no mercado e quem pagaria para ter uma solução que a resolvesse. Não vacile aqui, a ideia está na sua cabeça, não parta do princípio que outras pessoas a entenderão.
Para sua sorte, hoje em dia existem muitas ferramentas para te ajudar a organizar as ideias, Canvas da Proposta de Valor, Jornada do Cliente, Mapa de Empatia etc. ajudam a entender problemas e encontrar soluções, avaliar oportunidades e ameaças a serem contornadas. Por fim, uma análise isenta (sim, não force a barra) do mercado, criando um diagrama TAM/SAM/SOM é fundamental para você avaliar o potencial de crescimento. Note que o mercado não cresce porque você acha que ele deveria ser grande.
Tudo isso junto, vai te dar instrumento para avaliar se sua ideia realmente é genial e talvez você consiga convencer mais pessoas a participarem do sucesso da startup. Nesse estágio early stage, é possível alavancar sua empresa com recursos financeiros ou não, em aceleradoras ou mesmo pessoas que confiem em você e na sua ideia. Os famosos e mundialmente conhecidos “Family&Friends” que te ajudam a iniciar.








Comentários