A Operação
- Norton Moreira
- 11 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
Na fase de Operação, o maior risco para a startup se manifesta, pois é aqui que os problemas se ampliam e a dificuldade em priorizar questões estratégicas aumenta. Em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), é essencial que o Trainee evite mergulhar na operação diária. A volatilidade exige uma rápida adaptação às mudanças; a incerteza demanda clareza e visão estratégica; a complexidade requer a habilidade de delegar e simplificar processos; e a ambiguidade pede decisões ágeis e informadas. Permanecer preso na operação pode fazer com que se perca de vista a necessidade de ajustar as velas continuamente, alinhando-se às condições mutantes do mercado.

Entrar na fase de Operação é um marco na vida de qualquer startup e uma boa hora para alavancar sua empresa, buscando investimento para reforçar o produto e fomentar as vendas para crescer muito e rápido. Aqui, o valor da empresa começa a ser medido com alguma métrica menos enfumaçada e sua capacidade de convencer investidores de que eles podem ganhar dinheiro com vocês será posta à prova. Sim, no seu pitch, o foco é o retorno do investidor e não a sua necessidade de caixa. Lembre-se de demonstrar isso todos os dias e noites até se livrar deles.
O verdadeiro crescimento das empresas ocorre quando elas são capazes de navegar e se adaptar ao mercado. Se você mantiver o foco na estratégia enquanto gerencia eficazmente os desafios operacionais, conseguirá se manter longe do redemoinho que pode sugar sua empresa para o vale da morte.
Kommentare