Pivotar ou não Pivotar
- Norton Moreira
- 13 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
Pivotar é uma dessas palavras em inglês que foi abrasileirada. Pivot no basquete é aquele movimento em que um jogador muda de direção com a bola na mão mantendo um pé fixo no chão para achar espaço para uma jogada. Você pode e deve pivotar na etapa de validação para achar um caminho melhor. Uma pesquisa da McKinsey de 2023 indica que as startups que crescem mais de 90% ao ano pivotaram produto e segmento de mercado pelo menos uma vez. Ou seja, não tenha preguiça de refazer a proposta de valor – pivote agora, é muito mais barato do que mais tarde.

Um Trainee de Empreendedor de Carteirinha pode cometer muitos erros e aprender com eles, só não pode se apaixonar pela solução. Repita comigo:
- Apaixone-se pelo problema e não pela solução.
Se você tiver feito um bom trabalho na etapa de Proposta de Valor, certamente você identificou uma dor de mercado e essa pode ser resolvida de muitas maneiras diferentes. Se a solução que você criou não funcionou, não fique esperando um raio cair do céu, descubra os erros, corrija e lance uma nova solução – a fila anda.
Essa etapa de revisão pode ser dolorida, mas é necessária. Você DEVE pivotar ASAP (as soon as possible) a solução, o mercado ou os dois juntos, só não pode esperar que uma solução que não está funcionando passe a dar certo somente porque você acha que deveria.
Aproveite para otimizar os pontos que você já havia identificado como sendo problemáticos na versão anterior. Anote e use como bíblia tudo o que os clientes gentilmente te falarem sobre a solução. Se não falarem nada de errado, acenda uma luz vermelha... Sempre tem alguma coisa que eles não gostam, descubra porque não estão te contando.
Comments